ARMAS
Confira agora todas as armas encontradas no jogo:
Defensive Weapons
As Defensive Weapons são armas que só podem ser usadas quando o personagem for atacado, e só se o mesmo for atacado pela frente.
Dagger
A Dagger é uma adaga usada em defesa pessoal, quando um zumbi lhe agarra, ela pode ser usada como arma secundária e te livrar do ataque. Essa arma pode ser usada tanto com Jill quanto com Chris.
Você pode encontrar várias delas pela mansão, e ela só pode ser usada uma vez, porém quando a cabeça do inimigo explode você pode recuperá-la.
Aconselhável contra: Zumbis
Flash Grenade
A Flash Grenade é uma arma que só pode ser usada em defesa pessoal por Chris. Quando um zumbi o agarra, Chris coloca a granada em sua boca, que explode em 3,7 segundos a não ser que você atire no zumbi antes da explosão. Assim como a Dagger, você pode encontrar as Flash Grenades por toda a mansão.
Aconselhável contra: Zumbis
Stun Gun
A Stun Gun é uma arma que só pode ser usada em defesa pessoal por Jill. Quando um zumbi lhe agarra , a Stun Gun solta uma descarga elétrica por bateria, e não possui munição. Assim como a Dagger, você pode encontrar as Stun Guns por toda a mansão.
Aconselhável contra: Zumbis
Survival Knife
A faca de combate das forças especiai. Pode ser muito perigosa nas mãos de um profissional treinado.
Tanto Jill quanto Chris podem usar esta arma desde o início do jogo, porém é aconselhável usá-la apenas em situações de extrema necessidade, uma vez que possui baixíssimo alcance e dano.
Aconselhável contra: Zumbis
Handgun
O M92FS Beretta é provavelmente uma das armas mais conhecidas do século 20 e 21. É conhecida por sua confiabilidade. Testada pela primeira vez pelos militares sob o nome de XM9, foi então adotada pelos militares para se tornar a sua arma oficial. A arma possui uma boa capacidade de armazenamento de balas, aliádo a quantidade justa de poder de abalo.
A versão utilizada pelos oficiais do S.T.A.R.S. foi customizada pelos Kendo, especificadamente por Joe Kendo, irmão do dono da loja Kendo Gun Shop, especialmente para o S.T.A.R.S., sendo batizada como “Samurai Edge”.
Embora todos os membros do S.T.A.R.S. possuírem uma, as únicas vistas no game são a de Jill Valentine e Albert Wesker. Presume-se que Chris perdeu a sua enquanto fugia dos Cerberus, visto que o mesmo começa o game sem ela, contando apenas com a Survival Knife.
Aconselhável contra zumbis normais, Cerberus e outros inimigos menores.
A também uma Samurai Edge especial destravável no jogo, que permite dar 3 tiros por vez.
Aconselhável contra: Zumbis, Cerberus e inimigos menores.
Shotgun
A Winchester M1987 faz parte de uma armadilha na mansão. Com Jill, a única coisa que você precisa fazer antes depois de pegar a arma é esperar Barry te salvar. Porém, jogando com Chris, antes você precisa da Broken Shotgun, para coloca-la no lugar desta, assim conseguindo a arma sem ativar a armadilha.
Aconselhável contra: Cerberus, Crimson Heads, Forest Zombie, Hunters, Chimeras, Black Tiger, Yawn e Tyrant.
Assault Shotgun
Assault Shotgun, customizada para o S.T.A.R.S.
Era a arma favorita de Richard Aiken, o especialista em comunicação do Bravo Team.
No jogo, você só a consegue caso traga o Serum (antídoto para o veneno de cobra) a tempo de salvar a vida de Richard, que havia sido picado pela Yawn.
Interessante notar que, apesar de na vida real essa arma ser semiautomática, ela não é nem em Resident Evil, nem em Resident Evil 4, onde ela também aparece.
Aconselhável contra: Inimigos maiores
Grenade Launcher
Conhecida no Resident Evil original como “Bazooka”, é uma arma que na realidade foi feita para não ser letal, porém no jogo, é bastante poderosa. Possui vários tipos de munição diferente, como granadas incendiárias e ácidas.
Há um bug no jogo (apenas na versão americana/NTSC) em que é possível conseguir uma quantidade infindável de munição para ela usando o baú de itens. Este bug foi corrigido na versão europeia do jogo (PAL).
Aconselhável contra: Inimigos maiores e Bosses.
Flamethrower
Encontrado somente com Chris nos túneis onde Lisa está presa. Muito bom contra aranhas, zumbis, e outros monstros menores, porém só possui uma carga de combustível, portanto não é aconselhável gastá-lo à vontade.
É necessária para abrir a porta que leva ao local onde Liza está. Jogando com a Jill, é necessário usar a Broken Flamethrower para o mesmo.
Aconselhável contra: Black Tiger
Self-Defense Magnum
A Magnum de Auto-Defesa foi construída para ser uma arma de defesa pessoal, é uma pequena versão da Magnum. Ela contém apenas um tiro de Magnum calibre 0,22. A arma deve ser usado somente em caso de emergência.
Aconselhável contra: Qualquer inimigo em caso de emergência.
Magnum
No Resident Evil original, esta era a arma do Barry, porém, no Remake, ela é encontrada na mansão.
Este modelo, conhecido por Elite Python era produzido pela Umbrella.
Como qualquer Magnum em Resident Evil, é uma arma extremamente poderosa, mas a munição desta arma é arma é bastante escassa, portanto é aconselhável usá-la apenas em boss fights.
A versão costumizada da arma favorita de Barry possui um cano mais longo, além de ser mais poderosa.
Somente Jill pode usá-la, e somente se Barry for morto. Possui apenas 6 balas, não havendo mais munição no jogo. É capaz de vencer a primeira forma de Tyrant (T-002) com apenas um tiro.
Aconselhável contra: Lisa Trevor e Tyrant.
Rocket Launcher
É a arma mais poderosa do jogo. Capaz de matar qualquer inimigo, boss ou não, com um único tiro. Porém só se consegue ela no final do jogo, para destruir o T-002 (Tyrant).
Porém, se você terminar o game em menos de três horas com Rank A, destravará essa arma com munição infinita.
Apesar de muito boa, pode ser difícil de usar, uma vez que só permite atirar em linha reta, além de ser um pouco lenta, portanto use-a preferencialmente quando estiver distante do inimigo, principalmente no caso de inimigos rápidos como o Hunter.
Aconselhável contra: Tyrant (2ª vez)